domingo, 24 de maio de 2009

O DIa das Mães …

Todos os anos, no início do mês de maio celebramos o dia das mães, no primeiro domingo !

Tá, a frase não trouxe novidade alguma, assim como soou como um cliché muito todado, entretanto, alguém já parou para pensar o motivo, a origem do dia das mães ?

Sempre imaginei que a origem fosse algo relativo à uma conquista, ou a uma renovação ou revolução social, afinal, a cada geração, ser mãe se torna um desafio cada vez maior !

Quando digo mãe, digo mãe na acepção maior da palavra, abarcando todos os sentidos possíveis, e levando-se em consideração todos os valores agregados ao conceito MÃE.

Tive a sorte de ter a mãe que tenho, não escolheria outra se pudesse, entretanto, tive sorte também de crescer e conviver dentre SETE mulheres fantásticas que em si, em conjunto ou indivualmente consideráveis, dispensam conceitos em suas próprias existências e exemplos de maternidade.

Segundo o Wikkipédia, o dia das mães se encontra assim definido:

"”

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário